Panorama geral
Kwashiorkor é o tipo mais comum e disseminado de desnutrição encontrado em países em desenvolvimento. É um tipo de desnutrição causado pela insuficiência de proteínas na alimentação.
Todas as nossas células contêm proteínas. As proteínas obtidas pela alimentação são necessárias para a restauração e para a produção de novas células. É assim que as células se regeneram constantemente em um organismo sadio. As proteínas também são importantes para o desenvolvimento de crianças e da gestação.
Carnes, leite, queijo, peixe, ovos, soja, feijão, nozes, sementes e alguns tipos de grãos (como a quinoa) são alguns dos alimentos que contêm proteínas.
Esta doença raramente é encontrada nos Estados Unidos.
Crianças com kwashiorkor poderão deixar de crescer e de se desenvolver de forma adequada. Trata-se de uma doença muito séria que, se não tratada, pode ser uma ameaça à vida.
Causas
O kwashiorkor é causado por uma alimentação pobre em proteínas. É mais comum em países onde há escassez de alimentos ou em locais onde o nível educacional é baixo. A doença é encontrada com maior frequência em crianças e bebês que vivem na África e na América Central. É especialmente comum em países em desenvolvimento que passam por:
- escassez de alimentos
- agitação política
- desastres naturais, tais como terremotos, avalanches, furacões e enchentes
Todos esses são eventos que podem acarretar falta de alimentos.
A doença é rara nos Estados Unidos porque a maioria da população consegue ingerir proteínas em quantidades suficientes. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (National Institutes of Health - NIH), quando ocorre algum caso de kwashiorkor nos Estados Unidos, geralmente é sinal de que houve negligência ou abuso da criança (NIH).
Sintomas
Os sintomas são, entre outros:
- alteração da cor da pele e dos cabelos (que ficam vermelho-alaranjados)
- fadiga
- diarreia
- perda de massa muscular
- crescimento ou ganho de peso corporal insuficiente
- edema (inchaço)
- comprometimento do sistema imunológico, o que pode causar infecções mais graves e frequentes;
- irritabilidade
- descamação da pele
- barriga aumentada e saliente (barriga d'água)
- choque
Sinais
O médico pode perceber que o fígado está aumentado e que há inchaço (edema) se seu paciente adulto ou criança tem kwashiorkor. Ele poderá solicitar testes para avaliar os níveis de proteína e de açúcar no sangue do paciente. Esses testes são normalmente realizados em uma amostra de sangue ou de urina
Podem ser realizados ainda outros testes no sangue e/ou na urina para verificar sinais de desnutrição e de falta de proteínas, tais como quebra de fibras musculares e avaliar a função renal, a saúde geral e o crescimento. Exames:
- gasometria arterial
- nitrogênio ureico no sangue (BUN)
- níveis de creatinina no sangue
- níveis de potássio no sangue
- urinálise
- hemograma completo
Tratamento
O kwashiorkor pode ser corrigido pela ingestão de mais proteínas e mais calorias como um todo, especialmente se o tratamento começar precocemente.
No início, o paciente deve receber mais calorias sob a forma de carboidratos, açúcares e gorduras. Depois que essas calorias fornecerem energia, o paciente deve receber alimentos com proteínas. Os alimentos e as calorias devem ser introduzidos e aumentados aos poucos, porque o paciente não recebeu alimentação adequada por um longo período de tempo e seu organismo deverá se ajustar ao aumento da ingestão de alimentos.
O médico recomendará também suplementos de minerais e de vitaminas.
Complicações
Mesmo havendo tratamento, as crianças que apresentam kwashiorkor poderão não atingir seu total desenvolvimento e potencial de altura. Se o tratamento for muito tardio, a criança pode ter problemas físicos e mentais permanentes.
Se não for tratada, a doença pode acarretar coma, choque ou morte.
Perspectiva
A perspectiva de longo prazo depende do tempo transcorrido para iniciar o tratamento.
Em geral, o tratamento iniciado durante os primeiros estágios do kwashiorkor produz boa recuperação. Entretanto a pessoa poderá deixar de atingir seu total desenvolvimento e potencial de altura. Se o tratamento for tardio, o paciente ainda pode melhorar da doença, mas o comprometimento físico e mental poderá se tornar permanente. A doença pode ser fatal se o tratamento começar muito tarde
Prevenção
A doença pode ser prevenida ao se garantir a ingestão suficiente de calorias e de alimentos ricos em proteínas Os Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention - CDC) dos Estados Unidos recomendam que 10% a 35% das calorias diárias das pessoas venham das proteínas. (CDC).