terça-feira, 5 de maio de 2015

Kwashiorkor


Panorama geral

Kwashiorkor é o tipo mais comum e disseminado de desnutrição encontrado em países em desenvolvimento. É um tipo de desnutrição causado pela insuficiência de proteínas na alimentação.
Todas as nossas células contêm proteínas. As proteínas obtidas pela alimentação são necessárias para a restauração e para a produção de novas células. É assim que as células se regeneram constantemente em um organismo sadio. As proteínas também são importantes para o desenvolvimento de crianças e da gestação.
Carnes, leite, queijo, peixe, ovos, soja, feijão, nozes, sementes e alguns tipos de grãos (como a quinoa) são alguns dos alimentos que contêm proteínas.
Esta doença raramente é encontrada nos Estados Unidos.
Crianças com kwashiorkor poderão deixar de crescer e de se desenvolver de forma adequada. Trata-se de uma doença muito séria que, se não tratada, pode ser uma ameaça à vida.

Causas

O kwashiorkor é causado por uma alimentação pobre em proteínas. É mais comum em países onde há escassez de alimentos ou em locais onde o nível educacional é baixo. A doença é encontrada com maior frequência em crianças e bebês que vivem na África e na América Central. É especialmente comum em países em desenvolvimento que passam por:
  • escassez de alimentos
  • agitação política
  • desastres naturais, tais como terremotos, avalanches, furacões e enchentes
Todos esses são eventos que podem acarretar falta de alimentos.
A doença é rara nos Estados Unidos porque a maioria da população consegue ingerir proteínas em quantidades suficientes. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (National Institutes of Health - NIH), quando ocorre algum caso de kwashiorkor nos Estados Unidos, geralmente é sinal de que houve negligência ou abuso da criança (NIH).

Sintomas

Os sintomas são, entre outros:
  • alteração da cor da pele e dos cabelos (que ficam vermelho-alaranjados)
  • fadiga
  • diarreia
  • perda de massa muscular
  • crescimento ou ganho de peso corporal insuficiente
  • edema (inchaço)
  • comprometimento do sistema imunológico, o que pode causar infecções mais graves e frequentes;
  • irritabilidade
  • descamação da pele
  • barriga aumentada e saliente (barriga d'água)
  • choque

Sinais

O médico pode perceber que o fígado está aumentado e que há inchaço (edema) se seu paciente adulto ou criança tem kwashiorkor. Ele poderá solicitar testes para avaliar os níveis de proteína e de açúcar no sangue do paciente. Esses testes são normalmente realizados em uma amostra de sangue ou de urina
Podem ser realizados ainda outros testes no sangue e/ou na urina para verificar sinais de desnutrição e de falta de proteínas, tais como quebra de fibras musculares e avaliar a função renal, a saúde geral e o crescimento. Exames:
  • gasometria arterial
  • nitrogênio ureico no sangue (BUN)
  • níveis de creatinina no sangue
  • níveis de potássio no sangue
  • urinálise
  • hemograma completo

Tratamento

O kwashiorkor pode ser corrigido pela ingestão de mais proteínas e mais calorias como um todo, especialmente se o tratamento começar precocemente.
No início, o paciente deve receber mais calorias sob a forma de carboidratos, açúcares e gorduras. Depois que essas calorias fornecerem energia, o paciente deve receber alimentos com proteínas. Os alimentos e as calorias devem ser introduzidos e aumentados aos poucos, porque o paciente não recebeu alimentação adequada por um longo período de tempo e seu organismo deverá se ajustar ao aumento da ingestão de alimentos.
O médico recomendará também suplementos de minerais e de vitaminas.

Complicações

Mesmo havendo tratamento, as crianças que apresentam kwashiorkor poderão não atingir seu total desenvolvimento e potencial de altura. Se o tratamento for muito tardio, a criança pode ter problemas físicos e mentais permanentes.
Se não for tratada, a doença pode acarretar coma, choque ou morte.

Perspectiva

A perspectiva de longo prazo depende do tempo transcorrido para iniciar o tratamento.
Em geral, o tratamento iniciado durante os primeiros estágios do kwashiorkor produz boa recuperação. Entretanto a pessoa poderá deixar de atingir seu total desenvolvimento e potencial de altura. Se o tratamento for tardio, o paciente ainda pode melhorar da doença, mas o comprometimento físico e mental poderá se tornar permanente. A doença pode ser fatal se o tratamento começar muito tarde

Prevenção

A doença pode ser prevenida ao se garantir a ingestão suficiente de calorias e de alimentos ricos em proteínas Os Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention - CDC) dos Estados Unidos recomendam que 10% a 35% das calorias diárias das pessoas venham das proteínas. (CDC).

1 comentário:

  1. A SÍNDROME NEFRÓTICA é uma doença renal grave que não pode ser curada por drogas ou injeções, mas a melhor maneira de se livrar da síndrome nefrótica é tomar um medicamento fitoterápico natural para ela.
    Fui diagnosticado com síndrome nefrótica por 15 anos. Tentei diferentes medicamentos em tratamentos com drogas, mas todos sem sucesso. Um amigo precioso me contou sobre o centro de ervas do Dr. James, o lar do bem-estar. Ela me deu o endereço de e-mail do Dr. James, [drjamesherbalmix@gmail.com] Entrei em contato com ele rapidamente e ele me garantiu que seu medicamento fitoterápico vai curar minha síndrome nefrótica. e eu estarei curado para sempre eu disse Ok. Eu perguntei a ele sobre o processo de cura, ele me pediu para pagar os honorários que eu fiz, em 2 dias ele preparou o fitoterápico e mandou para mim. Ele me instruiu sobre como bebê-lo de manhã e à noite por duas semanas. Falei com o Pedro, meu amigo, sobre o fitoterápico, então ele me deu permissão para beber. Então, depois de beber por duas semanas, fiquei curado da síndrome nefrótica. Estou muito grato e prometi que recomendaria qualquer pessoa com síndrome nefrótica ao Dr. James e é isso que estou fazendo. A medicina mista de ervas do Dr. James me fez acreditar que existe uma cura permanente para doenças como doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer, escoliose, câncer de bexiga, câncer colorretal, câncer de mama, câncer de rim, leucemia, câncer de pulmão, câncer de pele, câncer uterino , câncer de próstata, fibromialgia,
    Síndrome de Fibrodisplasia, Epilepsia Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença Celíaca, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma Adrenocortical.Asthma, Doenças Alérgicas.Hiv_, Herpes, Doença Inflamatória Intestinal, AIDS. Seu remédio é fácil de beber, sem efeitos colaterais, ele também me aconselhou a aumentar minha ingestão de vegetais frescos e fibras, o que ajuda a manter meu hábito intestinal regular. E evite comer alimentos ricos em potássio e magnésio
    Aqui estão suas informações de contato ... [Email ... drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderEliminar