segunda-feira, 17 de março de 2014

PUERPÉRIO NORMAL



PUERPÉRIO NORMAL


    
Um dos objetivos de quem trabalha na área da saúde está em declínio Morvimortalidad através da promoção e prevenção e cuidados oportuna e adequada de doenças.
    
Nós carregamos obstetrícia, pós-parto saber que carrega um alto risco de Morvimortalidad materna , tornando-se o seu declínio , um dos nossos objetivos.
    
Para isso, é importante ter o conhecimento para nós, manejo clínico adequado , identificar fatores de risco e controle de acordo com o grau de risco , a identificação precoce de desvios , fazer um diagnóstico oportuno e tratamento adequado, isso vai levar a diminuição da morbidade materna puerperal .

DEFINIÇÃO
    
É o período em que as transformações progressivas de ordem anatômica e funcional , eles retornam gradualmente todas as modificações gravídica ocorrer , isto é conseguido através de um processo devolutivo , que visa restaurar essas alterações em seu estado pregravido . Surpreendentemente , só a glândula mamaria expandido enormemente .
    
Este período se estende a partir da extremidade de entrega convencionalmente pós ( T. parto ) até 45-60 dias após o nascimento .

ETAPAS PUERPÉRIOa) imediato pós-parto: compreendendo as primeiras 24 horas e são colocados sobre os mecanismos hemostáticos uterinas.b) pós-parto Mediato ou adequada : cobre do 2 º ao 10 º dia , atuando mecanismos involutivos , e começa a alimentação.c) Puerpério remoto: estende-se a cerca de 45 dias após o parto , o retorno da menstruação indica a conclusão .d ) Puerpério tardio: pode chegar a até 6 meses após o parto e é acompanhada por uma lactação longa e ativa .

FISIOLOGIA E CLÍNICAPós-parto imediato : neste período, o esforço orgânico é destinado a atingir uterina Hemostacia .
    
No nascimento , evolução e expulsão da placenta e membranas foi produzido , que ocorre na fronteira entre compacto e esponjoso decídua (Fig. 1 ) , e permanece no útero com uma cama fofa sangramento vasos ( fig. 2 ) , a camada basal do endométrio tem os seus próprios processos de irrigação que evita que experimentam acabamentos necrobióticos .
    
Para hemostacia eficaz entram em jogo dois mecanismos :
    
· Retratilidade : fenômeno permanente e passiva em que um encurtamento final da fibra muscular uterina.
    
· Contractilidade : fenómeno activo intermitente , que consiste na redução temporária da fibra do músculo uterino .
Placenta e Basal Desidua Fig.1 ( suas camadas )

    
Ambos os fenômenos juntos resultar em compressão e oclusão vascular é chamado Living in Bondage Pinard .
    
Clinicamente palpate útero consistência dura elástica , limites bem definidos chamados "Globe Segurança Pinard " adquire periodicamente uma consistência dura amadeirado que provoca dor , chamado de " delitos " , o fundo está localizado aproximadamente nível umbilical.
    
O hemostacia alcançado não é total, pequenas quantidades de sangue são perdidas brilhante vermelho, acompanhada por traços de decídua esponjoso , que é removido por genital após o parto é chamado de " lóquios " dentro de 24 Hs estes são hematológicos e perder cerca de 500 cc . sangue .
Basal Fig . 2 Desidua após descolamento prematuro da placenta

    
Neste período, os episódios de vira-latas , calafrios e palidez generalizada aparecem , estes podem durar minutos ou prolongados , três mecanismos fisiológicos que tentam explicar esses fenômenos .1 . Diminuição do fornecimento de sangue ao nível periférico que provoca pálido e frio , que é conpensarse com tremor.Dois. Sangramento embarcações na decídua esponjoso , são portas de entrada para germes que causam bacteremia que é acompanhada por calafrios .Três . A passagem para a corrente sanguínea do tecido trofoblástico , sangue fetal e causar tremores e calafrios .
    
A nível cardiovascular nenhuma diminuição do retorno venoso e diminuir a freqüência de saída cardíaca , isto é devido à acentuada dilatação da rede venosa abdominal, outra explicação para a bradicardia é uma descarga súbita vagal esgotamento abdômen, presença de taquicardia nos deve sugerir uma anomalia. A pressão arterial é tratada dentro dos parâmetros normais .
    
A temperatura corporal pode ser normal ou se houver um aumento acentuado que atinge 38 ° C , este aumento pode ser devido aos mesmos mecanismos como os cães e calafrios frequentemente e, normalmente, ocorrem em pacientes com partos difíceis (fig. 3 ) .
 
Figura 3 - Curva Frio Puerperal
Própria pós-parto: durante este período são colocados em mecanismos para recuperar jogo involutivo pregrávidos personagens :Trato genital : cavidade uterina é coberto por restos de decídua esponjoso com vasos mal sangramento , lóquios nos primeiros dias deste período permanecem os parâmetros hematológicos . A cama sangrenta que cobre a cavidade uterina começa a secretar um material serofibrionoso formando uma camada sobre ele , no limite de vasal decídua esponjoso aparece um infiltrado de leucócitos ( predominantemente neutrófilos ) , infiltrado perivascular , hialinização das paredes também aparece navios e trombo endoluminal , esses mecanismos ajudam a reduzir a perda de sangue. Aumentar gradualmente o conteúdo seroso de lóquios , transudato produto desematización superfície endometrial e colo do útero e vagina, o quarto ou quinto dia a tornar-se lóquios serohematic com conteúdo de leucócitos e células descamadas do colo do útero e vagina, lóquios nunca deveria odor presente falta.
    
Fibras musculares do miométrio hipertrofiados regressar ao seu tamanho normal , as fibras recém - formados sofrer degeneração hialina esta manifesta -se clinicamente como uma diminuição de SFH a uma taxa de 1 a 2 cm . / Dia (Fig. 4 ) .
Figura 4 - involução uterina puerperal

    
O desbaste segmento uterino e dobrar dá corpo a alta mobilidade e involui que ele tira no final deste período . As contrações diminuir em intensidade e frequência . Colo do útero pelo desematización sofrimento terceiro dia recupere a sua forma, comprimento e consistência , o canal cervical que o quarto ou quinto dia não é permeável à dedo é zerado. O desematiza vagina, reaparecer dobras vaginais e recebe o tom de como mecanismo entra em jogo na vulva.Fenômenos humorais : desematización aumenta o volume vascular renal provoca um aumento na produção de urina (poliúria pós-parto fisiológico). Aumento do catabolismo protéico , com o consequente aumento da uremia. Permanece elevada por alguns dias clearance de creatinina , que é então normalizado. A redução do hematócrito e da hemoglobina por diluição . A leucocitose é normalizada neste período. hipercoagulabilidade do sangue exagerado durante a gravidez eo parto restos mortais. Há um aumento de plaquetas , agregação das plaquetas e o fibrinogénio do plasma , a velocidade de sedimentação de eritrócitos pode atingir durante a primeira hora a 50 milímetros.Os sinais vitais : pressão arterial e da freqüência cardíaca foram mantidos dentro dos parâmetros normais . A temperatura no terceiro ou quarto dia experiência um aumento elevação do metabolismo materno " desvantagem" este aumento não deve exceder 24 horas . , Com predomínio de dissociação axilorectal axilar e outros focos de infecção deve ser descartada.Outros aparelhos:
    
· Pele e mucosas : hiperpigmentação da pele desaparece , estrias ir de um avermelhado para um tom perolado definitiva desaparecer suconjutivales hematomas , petéquias e hemorragias capilares causadas por esforço.
    
· Mioconjuntivo Tecido: parede abdominal apresenta um estado flácido , a diástase músculos retos abdominais diferentes graus de experiência, se a separação atinge a sínfise púbica , considera-se final.
    
· Sistema Urinário : bexiga e uretra desematizan facilitando a micção , mas geralmente a hiperinflação dos músculos pélvicos , lesões da bexiga e relaxamento pós-parto da bexiga, pode inibir o reflexo miccional favorecendo a retenção urinária , esses fatos desaparecer no final este período .
    
· Aparelho Digestivo : órgãos digestivos retornar à sua posição normal e retomar a sua fisiologia normal, nos primeiros dias geralmente há uma hiperinflação com o peristaltismo intestinal diminuída, caixas de constipação que parecem ser regredir espontaneamente.
    
· Respiratória: respiração é normalizado , torna-se o abdominal e alcalose respiratória desaparece.Pós-parto out: a partir de células da porção basal das glândulas endometriais epitelização endometrial ocorre. O serohematic lóquios tornar serosa e tendem a desaparecer na terceira semana pós-parto. Por volta do dia 12, o orifício interno encontra-se completamente fechada. Entre os dias 10 e 14 , o útero se torna intrapélvico pela involução do miométrio . No dia 21 por um mecanismo claro , ocorre um pouco retorno hematogênica perdida conhecida. Entre 30 e 45 dias, pode reaparecer a ovulação e , se não houver menstruação fertilização reaparece .Puerpério : estende-se de 45 dias para continuar uma longa e ativa a alimentação, o que pode impedir o retorno ao ciclo sexual normal.

ATENÇÃO PUERPÉRIO
    
Os cuidados pós-natal adequada consiste na aplicação de medidas necessárias para o desenvolvimento adequado , identificar fatores de risco para complicações e implementar medidas profiláticas necessárias e se elas aparecem cedo para diagnosticar o tratamento adequado.Imediato período pós-parto : A complicação mais temida neste período são os fatores de risco de sangramento são:multiparidade, aumentou para 35 anos , inadequada ou não a gravidez pré-natal, macrossomia fetal, gestação múltipla, polidrâmnio , coagulopatia , miomas uterinos, cirurgia uterina anterior , hiper-estimulação uterina , trabalho precipitado , parto instrumental , distócia de ombro , trabalho anormal , a entrega não institucional , etc .Controle clínico: depois de estar 2 horas. na sala de parto depois que o paciente vai para a enfermaria de pós-natal , onde ele fez durante este período, três controles / dia.
    
Em cada controle serão avaliados :

    
1 . Anamnese : ser questionado sobre a presença de sintomas relacionados ou parto.

    
Dois. Exame físico:

    
a) o controle dos sinais vitais : freqüência cardíaca , pulso, pressão arterial , frequência respiratória e temperatura será avaliado , tendo em conta os já estabelecidos alterações fisiológicas .
    
b ) pele e mucosas : todos os sinais relacionados com a anemia é pesquisado.
    
c) sistema respiratório e cardiovascular : presença de sinais relacionados a doenças serão procurados .
    
d ) Abdômen : a presença de pontos dolorosos, RHA , flatos vai olhar e útero pode ser sentida através da parede abdominal. Localização , tamanho e consistência será avaliado , com ou sem feridos. Lesão abdominal cirúrgica deve ser avaliada cesariana.
    
e) órgãos genitais externas: lóquios , quantidade, cor e odor são avaliados , vulva, períneo e episiotomia ser controlado.
    
f) Os membros inferiores : irá avaliar a presença de edema e varizes , sinais associados a TVP é pesquisado.
    
g ) Controle de emunctories : o paciente deve urinar antes de 00:00 . culminou no trabalho. Se você não espontaneamente , será convidado a se levantar e tentar urinar por si só, se faz a presença de uma bexiga distendida ou parauretreales lesão será avaliado e terá que colocar um cateter urinário , mantendo os padrões de assepsia . Em pacientes anestesiados perda de sensibilidade pode causar você não sente desejo de anular , em tais casos sugerem urinar , mas não sinto como ele.

    
Nas primeiras 24 horas. não é necessário para o paciente para evacuar os seus intestinos .

    
Três . Laboratory. CBC , VDRL e grupo sanguíneo fator é necessária.

    
Abril. Indicações terapêuticas :
        
a) Uterorretractores :

    
· Ergot ... Ergonovina 0,6 mg / dia , por via oral ou por via intramuscular , ergometrina metilo 0,6 mg / dia por via intramuscular metil ergonovina 0,4 mg / dia por via oral, foi utilizada . O uso da cravagem do centeio é contra-indicada em pacientes hipertensos , indicar para 24 horas. ou mais dias pode ser usado como evolução obstétrica .
    
· Oxitósicos : este indicados nos fatores de risco hipertensos ou sangramento para os pacientes, está associada a cravagem usado.

        
b) Antibioticoterapia : vai indicar o uso de antibióticos em pacientes com episiotomia , cesariana abdominal e fatores de risco para a infecção . Se os padrões foram mantidos por assépticas fatores de risco abdominais cesariana ou episiotomia e não para a infecção com profilaxia antibiótica ser executadas cefalotina 1 g . intravenosa ou intramuscular durante a cirurgia e outros gram às 6 da tarde . se as condições estabelecidas acima não dão tratamento antibiótico completo foi realizado durante 7-10 dias drogas de escolha são : ampicilina , amoxicilina, cefalexina, cefalotina , eritromicina , gentamicina, etc .

        
c) Analgesia : se episiorragia analgesia cesariana regulamentado ou abdominal é indicado nas primeiras 24 horas .

MEDIDAS DE BANHEIRO ALIMENTARESa) higiene perineal : ser recomendada três vezes por dia , usar luvas e contato manual direto com os órgãos genitais são evitados , anti-sépticos diluídos ( DG6 , Merthiolate ) ou água fervida deve ser usado. A técnica sugerida é derramar o líquido anteroposterior , duchas higiênicas e usar o bidê é evitado. A área limpa , seca e coberta com coberturas estéreis episiorrafia ser mantida .b) Higiene pessoal : chuveiro não é contra-indicado nas primeiras 24 horas. pós-parto.c) Dieta: Você sugere uma dieta leve, com alimentos que ajudam o movimento do intestino .d ) Exercícios : a mobilização precoce e deambulação ser avisados ​​, essa medida vai evitar estase circulatória predispõem tromboflevitis , promover e facilitar a remoção lochial recuperação puerperal precoce em casos de cesariana abdominais próprias instruções são seguidas ao facto post.
Pós-parto em si : durante os primeiros dias deste período, a complicação mais freqüente permanecer a hemorragia pós-parto e , em seguida, fora a complicação predominante é a infecção. Fatores de risco para infecção incluem baixo nível socioeconômico, a gravidez inadequada ou violação descontrolada de regras de assepsia e antissepsia , prematuro ou ruptura de membranas prolongado, cervicopatías não tratdas , trabalho de parto prolongado , contatos repetidos (mais de 5) , expulsivo prolongado, parto instrumental , período patologias placentárias , remoção manual, a curetagem pós-parto, parto cesárea , nenhuma entrega institucional , etc .
Manejo clínico : após as primeiras 24 horas. o paciente deve continuar internado 24 horas. Mas se fosse um parto normal e 48 horas. se era através do abdômen , você se compromete durante este período de 2 controle diário . O controle clínico continua a ser o mesmo que no pós-parto imediato . Em relação aos sinais vitais não se esqueça que o terceiro ou quarto dia e no quinto ou sexto dia dois picos de febre fisiológicas podem aparecer , o primeiro será devido à decepção eo segundo a uma falta de movimentos intestinais , mas o médico que deve assumi-las como fisiológico ou não.
    
O útero involucionando a uma velocidade de 1 a 2 cm / dia . Se depois de 72 horas . movimento pós-parto intestino não ocorre ou laxantes leves foram administrados evacuar enema é realizada. Moms serão avaliados , sua aréola , o mamilo , escoriasiones olhando ou rachaduras que formam gateways para infecções de mama .
Direcções para alta médica : anormalidades são indicadas como o aparecimento de febre, dor nas panturrilhas , aumento ou fedor de lóquios , a episiotomia edematosa ou sangramento , útero doloroso, flogótica ferida cirúrgica ou secreções , mamilo ou aréola e dolorosa com sangramento rachaduras.
    
A higiene perinial deve ser realizado três vezes por dia . Ele permitirá que o chuveiro corpo e ser barrado banhos de imersão e usar o bidê , até que não lóquios , ele irá recomendar um retorno gradual à vida normal. A partir do décimo quinto dia eles vão sugerir exercícios leves para recuperar o tom da imprensa abdominal , elevadores, e os músculos da panturrilha.
    
Após o primeiro movimento do intestino , você indica uma dieta geral rica em leite e produtos lácteos , frutas, legumes , carnes , deve continuar a suplementação com ferro e vitaminas .
    
Em referência a sua vida sexual será recomendada não reiniciar até que não lóquios . Ele vai te dar a informação relativa sobre a contracepção. Controle é o sitar para uma semana de alta, se não houver complicações.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário