TEMPERATURA E FEBRE

Temperatura ideal do corpo
febreA temperatura do corpo considerada normal é 37º Celsius.  Esta é a temperatura ideal de acordo com o ambiente para manter a homeostase do corpo.  Este nível de temperatura é regulado através do hipotálamo, uma glândula abaixo do cérebro que tem como função regular a temperatura corporal, apetite, sede e outras funções. Existem vários mecanismos naturais para aquecer e resfriar o corpo conforme a necessidade de manter esta temperatura ideal.
É importante entender que este número ideal de 37º C é apenas uma média.  Poucas pessoas medem a temperatura do corpo quando não existem sintomas, logo não há uma base para identificar mudanças de temperatura durante uma infecção, não sabendo se a temperatura do corpo está acima ou abaixo do seu normal.
Estudos em crianças saudáveis demonstram variações de temperatura entre 36 e 37º C, sendo que estas variações são consideradas normais para cada um.  Também é normal que durante o dia a temperatura oscile dependendo das atividades, refeições, etc. e não está relacionada a nenhuma infecção.
Para que um aumento de temperatura indique alguma patologia devem-se levar em consideração outros fatores como: contato recente com toxinas, químicas, pessoas com infecção, contato hospitalar ou exposição excessiva ao calor.
Como Medir a Temperatura
A maneira de medir a temperatura também muda a leitura. Pode ser oral, retal ou axilar (embaixo do braço). Temperatura medida pelo reto em crianças normalmente mede 1 grau a mais do que a temperatura oral. Temperaturas axilares em crianças normalmente medem um grau a menos.  Em bebês os três pontos de medição são mais ou menos padrão, então qualquer local serviria, mas o mais seguro e mais prático é o método axilar. Ao medir a temperatura pelo reto corre-se o risco de perfurá-lo e em metade dos casos isso poderia ser um acidente fatal e desnecessário.
Como o Corpo Mantém Sua Temperatura
No inverno, quando estamos mais expostos ao frio, é necessário que o corpo trabalhe para aquecer e preservar sua temperatura.  Alguns mecanismos naturais do corpo para aquecê-lo são:
• Tremor – é o resultado de pequenas contrações musculares que produzem calor.
• Vasoconstrição – é um mecanismo para remover o sangue periférico e mantê-lo mais profundamente no organismo, evitando assim a perda desnecessária de calor do corpo.
• Pêlo arrepiado – ocorre quando os poros da pele se fecham impedindo que o corpo transpire, evitando a perda de calor
• Retenção de água
• Desejo natural de procurar um ambiente aquecido
Você também pode facilitar este processo através de:
• Aumento da atividade física
• Roupas adequadas
• Mantas e cobertores
• Banho quente
• Chás naturais
No verão existe a necessidade do corpo se resfriar para não aquecer demais. Novamente o corpo tenta manter a temperatura ideal.  Alguns mecanismos naturais incluem:
• Vasodilatação – aumenta o fluxo sangüíneo periférico para liberação do calor
• Liberação do líquido através da urina e das fezes
• Os poros da pele se abrem liberando o suor
Você também pode facilitar este processo através de:
• Banho morno
• Eliminação de roupas desnecessárias
• Ingestão de líquidos mornos
• Diminuição da atividade física
Febre
Definição
Tecnicamente a febre é qualquer temperatura acima de 37º C, mas febre não é considerada significativa até 38º C. Mesmo assim é importante entender que o fato de ter febre não necessariamente indica algum problema.  É preciso considerar outros fatores de saúde incluindo o estado do paciente.
Importância da Febre
Existem momentos em que há a necessidade do corpo aumentar a temperatura ideal para preservar a homeostase.  Normalmente isso ocorre em resposta à invasão de uma bactéria ou virose.
A febre saudável normalmente aumenta em ondas que duram entre 2 e 3 horas, iniciando baixa e aumentando até atingir o “set point”.  Esta é a nova temperatura ideal para o corpo combater o invasor e precisa manter este nível até resolver a infecção.  Depois naturalmente ela vai baixando novamente até 37º C ou qualquer temperatura que seja ideal ou normal para seu corpo.
Nestes casos é benéfica e, portanto, é necessário que a temperatura esteja acima de 37º C, gerando um ambiente inadequado para o invasor.  Tentativas para diminuir a temperatura acabam trabalhando contra os mecanismos naturais do corpo e facilitam o ambiente do organismo que invadiu o corpo, retardando a melhora do paciente.
Quando estamos com febre, o corpo aproveita todos os mecanismos para manter uma determinada temperatura, porém neste momento a temperatura ideal não é mais 37º C, pois agora é importante manter uma temperatura mais elevada por motivos de defesa e preservação do corpo.
Esta nova temperatura é uma resposta de vários processos imunológicos do corpo servindo para destruir o invasor e demonstrar a importância da febre por sua participação crítica na defesa do corpo.
Como a Temperatura Sobe
Os seguintes mecanismos explicam o que é a causa e a importância da febre:
• Químicas chamadas citocinas e mediadores são produzidos no corpo em reposta à invasão de um organismo, malignidade ou outro invasor.
• O corpo está gerando um número maior de macrófagos.  Esses são os “lixeiros” do corpo e literalmente “comem” a infecção presente.
• Interferons que bloqueiam a metástase do invasor para outras células saudáveis do corpo.
• O corpo está aumentando o número de anticorpos que lutam contra a infecção. Esses novos anticorpos mantêm registrada a infecção e futuramente reconhecem se este invasor retornar.
• Induzir padrões de sono para preservar a energia do corpo.
• Reduzir níveis de ferro no sangue e armazenar o ferro no fígado para inibir o crescimento de viroses e bactérias.
• O próprio aumento de temperatura impede o crescimento de bactérias e viroses que se adaptam melhor a temperaturas mais baixas que a temperatura ideal do corpo.
As causas mais comuns de gerar infecção e estimular a febre são:
• Bactérias
• Viroses
• Doenças infecciosas
• Medicamentos
• Vacinas
Conseqüências da Febre
Mesmo que a febre seja uma resposta natural e tem benefícios enormes para seu corpo, ela exige muito estresse do mesmo.  Alguns sintomas são normais como:
•        O metabolismo aumenta aproximadamente 13% para cada 1º C
•        Aumentam os batimentos cardíacos de 16 a 20% para cada 1º C
•        Aumenta a demanda de oxigênio (respiração)
•        Aumenta a demanda cardiovascular
•        Aumenta o desconforto e mal-estar do corpo
Quando a Febre é Perigosa?
Bebês recém-nascidos podem correr mais risco em função dos procedimentos hospitalares durante e logo após o nascimento.  Nestes casos a febre não é ocasionada por um processo natural e pode ser resultada de atos agressivos, ou seja, atos que não são naturais para o corpo enfrentar.
Medicamentos para a mãe, intervenções pós-parto como vacinas, circuncisão, infecção hospitalar, são exemplos de infecções em recém-nascidos que podem indicar um risco maior do que uma infecção natural.
Febre em recém-nascidos, especialmente quando o parto foi realizado no hospital e/ou foi cesariana, merece mais atenção do que as outras e deve ser notificada ao médico ou responsável.
Em bebês, adolescentes e adultos, febre até 41º C, não é considerada perigosa quando em função de infecção bacteriana ou viral (as mais comuns de encontrar) e quando a febre não está relacionada a nenhuma infecção hospitalar. O risco maior nestes casos ocorre em função de desidratação após diarréia, vômito e suor severo.  É importante manter o paciente hidratado usando água natural, chás naturais, sucos, etc. Não é aconselhável tomar sucos prontos em caixa, etc. porque eles contêm alta dose de açúcar, adoçantes, conservantes, corantes e químicas em forma de sabores artificiais.
E fácil identificar a febre devido à infecção bacteriana ou viral porque normalmente é acompanhada de tosse, coriza, lágrimas, etc. (os sintomas da “gripe”).  Nestes casos, basta observar o paciente tomando os cuidados mencionados acima.
Relação Entre Grau da Febre e Severidade da Infecção
Não existe nenhuma prova que demonstre que febres altas indiquem infecções perigosas ou severas.  Quando for determinado que a febre iniciou devido à infecção bacteriana ou viral não é necessário, nem saudável medir a temperatura de hora em hora.  Isso não fornecerá informações pertinentes e servirá somente para causar mais pânico.
Febre até 41º C, quando não envolve vômitos ou dificuldades de respirar não é perigosa e deve ser respeitada sem intervenções, além de líquidos e outros cuidados citados acima.
Febre causada por virose ou bactéria não passará dos 41º C. Nosso corpo tem mecanismos que o protege contra isso.  Não é necessário baixar a temperatura e na maioria dos casos até é prejudicial.  Novamente é importante lembrar que a febre é uma resposta natural e uma defesa do corpo que deve ser respeitada apenas com repouso e alimentação correta.  Tentativas que interferem neste processo natural geram mais danos, pois permitem que o organismo que invadiu o corpo cresça e ocasione mais infecção e desconforto.
Como Eu Posso Amenizar os Sintomas da Febre
É importante tomar bastante líquido: água natural sem gás, chás naturais, canjas, etc. Se você tem fome é importante comer, mas enquanto estiver ingerindo líquido não é preocupante que não se consuma comida por algum tempo.  Portanto evite comida artificial e consuma alimentos saudáveis, sempre respeitando a vontade de comer.
Diminua suas atividades.  Exercícios e atividades em geral desgastam seu corpo e seus recursos imunológicos. Não é necessário repouso constante, mas é importante descansar e permitir que seu corpo combata o invasor.  Muitas pessoas têm a idéia errônea de acabar com a febre, gripe, etc. e acabam passando muito tempo lutando contra o invasor, usando recursos antipiréticos e antibióticos que seriam desnecessários se tivessem tomado os cuidados básicos inicialmente.
Se você ainda não consegue resistir à “vontade” de acabar com a febre, use uma esponja com água morna (não fria) nas axilas ou virilha.  Não é a temperatura da água que baixa a febre, mas simplesmente o contato da água com a pele que reduz o calor do corpo.
Como Eu Posso Diminuir a Febre?
Em primeiro lugar lembre-se que diminuir a febre não é uma boa idéia.  A febre é uma resposta natural e, portanto, é necessária para seu corpo em vários momentos.  A febre deve ser respeitada com repouso e líquidos para ajudar seu corpo.
Antipiréticos, como Tylenol (Acetaminofen ou Paracetamol), quando receitados para baixar a febre, inibem processos naturais do organismo contra viroses e bactérias.  Existem pesquisas que relatam a ocorrência de seqüelas em crianças tratadas com antipiréticos.  O fato é que baixar a temperatura permite que o organismo infeccioso cause mais danos como: asma, infecções respiratórias, infecções vaginais e/ou urinária, e até autismo.
Quando a temperatura do corpo aumenta são estimulados vários processos imunológicos para combater o invasor.  Baixar a febre afeta o movimento normal do sistema imunológico, criando desordens associadas ao desenvolvimento neural em certos pacientes que estão expostos ao Tylenol ou outros agentes imunossupressivos.
Quando a febre existe em função de toxinas ingeridas, calor excessivo, etc. é importante baixá-la e procurar ajuda clínica.
Aspirina
NUNCA!  Aspirina (Ibuprofeno) é suspeita de ser uma das maiores causadoras de intoxicação em crianças.  Aspirina é uma forma de ácido salicílico que é o mesmo princípio ativo usado em veneno para ratos.  Ácido salicílico impede a coagulação do sangue e causa a morte em ratos por sangramento interno.  Muitas crianças que tomam aspirina sofrem de sangramento intestinal.
Também foi comprovado que a aspirina é uma das causas da Síndrome de Reye quando receitada para crianças acometidas por influenza e catapora.  Essa doença afeta o cérebro e o fígado e, muitas vezes, é fatal.  Pediatras não aconselham o tratamento da febre com aspirina ou qualquer outro medicamento à base da mesma.
Tylenol
A maioria dos sites e muitos médicos ainda receitam Tylenol (Acetaminofen ou Paracetamol) para baixar a temperatura e ajudar contra o desconforto associado à gripe.  O uso deste medicamento aumentou após serem comprovados os riscos da aspirina.
Nos Estados Unidos, o Acetaminofen (Tylenol) é a causa número um de toxicidade do fígado e é um dos motivos mais comuns de entradas na sala de emergência. Existem pesquisas que relatam a participação deste medicamento associado ao autismo em crianças e deve ser evitado nos casos de febre infantil.
Acetaminofen em mulheres grávidas também prejudica o feto.
Vacinas e Febre
É comum que crianças e adultos tenham febre após fazerem uma vacina.  É importante entender que a vacina é uma agressão ao corpo.  As vacinas foram criadas com a intenção de reduzir e eliminar certas doenças infecciosas.  Mesmo que exista muita informação questionando a eficácia, e até a segurança das vacinas, não iremos explorar este assunto neste texto.
Basta entender que em função das vacinas é normal que a temperatura do corpo aumente.  No momento em que a vacina é administrada no corpo, está sendo introduzida também uma doença com químicas e conservantes estranhos ao corpo.
O corpo reagirá para se defender de uma infecção, só que neste caso existe um perigo maior do que uma infecção normal, em função do fato de que a agulha atravessou todas as defesas naturais do corpo, incluindo pele, mucosa, etc.
Devido à febre ter sido ocasionada após uma vacina deve-se ter mais atenção e comunicar ao seu médico.
Lembre-se que Aspirina e Tylenol não são aconselháveis para baixar a febre do corpo.
Como Lidar Com Tremor ou Calafrios
O tremor é uma resposta natural para aquecer o corpo e não é nada mais do que pequenas contrações musculares para gerar fricção e aumentar o calor do corpo. É importante colocar uma manta ou um cobertor em cima do paciente para preservar a temperatura do corpo e diminuir a necessidade do corpo tremer. Normalmente, pouco tempo depois, a sensação passa.  É quando o corpo alcança a temperatura correta.
Quando É Necessário Procurar Ajuda do Médico
• Crianças menores de 2 anos, com febre persistente acima de 41º C.  É importante continuar amamentando.  O leite materno além de fornecer alimentos e líquido para o bebê fornece também anticorpos que ajudam a combater a infecção
• Febre acima de 41º C, acompanhada de vômitos e/ou dificuldade de respirar
• Quando existem sinais de toxicidade, como manchas na pele
• Paciente não está respondendo
• Pescoço rígido (possibilidade de meningite)
• Convulsão (ataque)
• Dificuldades para urinar (queimação)
• Manchas na pele
• Dificuldade para respirar mesmo que as narinas estejam desobstruídas
• Dificuldade de engolir ou o paciente está babando
• Qualquer outro sintoma não esclarecido
Febre e Convulsões 
Não existe nenhuma prova que a febre alta cause episódios de convulsões.  Existe a possibilidade de que a febre alta possa desencadear convulsões em crianças com predisposição, porém é importante entender que a febre associada a infecções virais ou bacterianas não pode causar danos cerebrais ou físicos permanentes.  Febre associada a este tipo de infecção não ultrapassará 41º C. Lembre-se novamente, a febre é uma resposta natural do corpo e serve para manter a homeostase.  Além disso, seu corpo tem condições de regular a temperatura e não permitirá que a convulsão lhe cause danos.
Febre alta não provoca convulsões.  Convulsões são conseqüências da febre que sobe rápido demais e ocorre independente do nível da temperatura.  É estimado que somente 4% das crianças com febre sofrem convulsões.  Não existe prova que convulsões associadas à febre causem morte ou danos motores.
É importante lembrar que as convulsões ocorrem em função da febre que sobe rápido demais. A convulsão em si não é perigosa, certificando-se que o ambiente em que a criança está se debatendo seja seguro e não cause danos para a mesma.
Porque a Gripe Causa Mal-Estar?
O mal-estar é causado pelas citocinas que estão em maior número para estimular as reações de defesa do hipotálamo.  A febre em si não causa o mal-estar.
Acetaminofen   também é conhecido como; Panadol, Paracetamol, Calpol, Salzone, Tylenol.
Aspirina também é conhecido como; Ibuprofeno, Apsifen, Brufen, Cuprofen, Fenbid, Inoven, Motrin, Nurofen,  Proflex.
Referências:
1.  Definition of Fever http://www.medterms.com/script/main/art.asp?articlekey=3425
2.  Celsius and Fahrenheit Conversion http://www.csgnetwork.com/tempconvjava.html
3.  Science Daily: Understanding Acetaminophen Poisoning   http://www.sciencedaily.com/releases/2002/10/021014072451.htm
4.  Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Hypothalamus
5.  Is Fear Of Fever Hurting Our Children? http://www.whale.to/a/west8.html
6.  Dr Robert Mendelsohn MD. How To Raise a Healthy Child in Spite of Your Doctor.
7.  Yale Medical Group Health Info http://ymghealthinfo.org/content.asp?pageid=P02512
8.  http://www.mercola.com/2005/jan/5/fever.htmFever